We use cookies - they help us provide you with a better online experience.
By using our website you accept that we may store and access cookies on your device.

Pesquisa - Brasil e o HT

---------------------------------------------------------------------------------
A OPH (Imprensa Oficial Hattrick) Ano III - Artigo 020
---------------------------------------------------------------------------------



PESQUISA: A comunidade Brasileira e seu envolvimento com o HT.



* Entrevistamos 73 usuários do HT Brasileiro, saibam suas dificuldades, sugestões e o porque de seu pouco envolvimento nos fóruns do Brasil.

* Pesquisa realizada com entrevistados escolhidos de forma aleatória.



Confira:

Dados da pesquisa: Realizada entre os dias 22/07/2015 e 18/08/2015.



Participação da comunidade: Foram selecionados 236 usuários, 73 desses optaram por participar.



Tempo de Jogo: Os usuários mais novos (registro em 2015 e 2013) consistem na maioria dos que responderam. Considerem a tabela:





ANO RESPONDERAM ANO RESPONDERAM
2003 1 2004 3
2005 6 2006 4
2007 6 2008 5
2009 9 2010 4
2011 3 2012 6
2013 10 2014 6
2015 10 TOTAL 73




O PROJETO:


O OBJETIVO desta pesquisa foi o de identificar as deficiências dos usuários Brasileiros. Entender os anseios e aproximar a comunidade de um objetivo em comum, maior diversão in game.



Há algum tempo o número de usuários Brasileiros tem decaído. Um ponto a ser considerado é o fato de apenas figuras repetidas aparecerem no fórum, tem-se a impressão de que quase ninguém tem o interesse de criar um tópico e 'trocar uma ideia' com outros.

E aqui descobrimos algo já esperado;


FÓRUM: A grande maioria dos entrevistados, 68,49%, não tem o costume de acompanhar qualquer fórum que seja. 31,51% acompanha o fórum regional ou o de seu grupo.



Algo que está bem evidente é o fato de que sem acessar o fórum, a maioria dos usuários deixa de obter informação e não fica a par das mudanças.

É espantoso que na última Eleição para a Seleção principal e Sub-20, apenas 143 e 174 votos, respectivamente, foram apresentados.


ELEIÇÕES: Por incrível que pareça, apenas 17,81% votou nas ELEIÇÕES. O mais interessante é o fato de 34,25% ter reclamado de que não sabia que elas estavam abertas.

Uma sugestão feita por alguns reivindica que na página do Clube apareça um comunicado linkando para o local de votação. E sim, isso parece ser muito importante pois 4,11% justificou que até sabia das eleições, contudo não votou porque não encontrou a página para isso.



O envolvimento com as Seleções deixa muito a desejar. A aproximação entre usuários fantasmas e os que tomam a frente as tarefas de dirigir a equipes nacionais, seja como Scout, seja como técnico ou seja por treinar algum jogador ainda é pequeno.

SCOUT: Infelizmente a grande maioria dos que responderam a pesquisa não sabe ou tem dúvidas sobre o que seria um 'SCOUT' e qual o seu trabalho. Usuários veteranos do HT fazem parte deste grupo, afinal 56,1% demonstrou não entender do tema.



De positivo podemos destacar a boa vontade, ainda que tímida, em ajudar no que for preciso.

Ajudar a SELEÇÃO: Quando o assunto é ajuda, percebemos que existe muita vontade por parte da comunidade.

Apesar de o número dos que responderam a pesquisa ser pequeno em comparação com o total de usuários do HT no Brasil, o envolvimento desses seria muito benéfico para as Seleções.

Considere que se os 83,56% que responderam desejar ajudar as Seleções realmente forem treinados e vierem a desempenhar alguma função, não se sobrecarregaria os atuais envolvidos. Funções seriam divididas e um maior número de usuários ganharia experiência.



Atuar como Scout ou envolver-se no fórum agrega conhecimento. Uma das principais funções aprendidas como Scout consiste em orientar o treino de jogadores com potencial de seleção.

Identificamos que mesmo usuários muito antigos tem problemas em montar um treino.


TREINO: Constatamos que 32,88% dos entrevistados gostariam de uma ajuda para escolher um bom treino. O surpreendente é que dos que responderam saber treinar 67,12%, poucos efetivamente tem tido lucro com as vendas.

Atuando como Scout, os usuários aprenderão a otimizar treinos, identificar jogadores com possibilidade de Seleção, melhores secundárias e inclusive determinar um valor de mercado correto para seu jogador. Desta feita a comunidade aprenderia a economizar na hora da compra fugindo do over price.



Incógnita: Analisamos o cruzamento de respostas, apesar de apenas 32,88% reconhecer que precisa de ajuda com treinos, um número maior afirmou que gostaria de um tutor que lhe ajudasse nesse aspecto;

TUTOR DE TREINO: Equilíbrio é a palavra certa, 49,32% considerou uma boa ideia obter conselhos dos mais experientes no assunto.

Cabe aqui uma reflexão: Você que domina treinos e obtêm bons lucros com a venda de jogadores, já ensinou alguém? Está esperando o que? Uma comunidade mais forte e experiente significa uma Seleção com mais chances de vitória e mais usuários dispostos a continuar jogando Hattrick.



Com poucos usuários se envolvendo no fórum, a comunidade vive uma carência de amizades profunda. Algumas coisas simples deixam de ser conhecidas porque sem amizades a motivação para continuar jogando tende a cair em maior velocidade.

A pesquisa identificou que a maioria planeja dirigir uma das Seleções algum dia. Convidamos a todos e especialmente aos entrevistados a envolverem-se desde já para adquirir maior conhecimento.


DIRIGIR A SELEÇÃO: Neste ponto encontramos uma posição de 68,50% que acreditam faltar experiência, conhecimento da engine, táticas ou até mesmo falta do desejo de ser um técnico selecionador nacional.



Baixo envolvimento com a comunidade, falta de leitura e de amizades in game são alguns dos motivos que tem motivado alguns usuários a largar o HT.

DESANIMO: Vários são os fatores que desmotivam os usuários. 35,62% alegou estar desmotivado com o jogo.

Destacamos o atual valor do Sócio HT como um fator importante tendo em vista que 18,18% reclamou da alta do preço praticado no Brasil.

Alguns sentem falta do acesso as federações e principalmente o fato de terem de abandonar um segundo Clube pelo qual já haviam desenvolvido amor.



Com a motivação em baixa, nos restou perguntar o que os entrevistados desejavam e que tornaria o HT algo melhor a ponto de continuarem jogando.

O QUE FALTA AO HT?: Nesse quesito as respostas divergiram muito e mencionaremos apenas as mais citadas;

1 - 31,81% quer mais dinheiro circulando no HT, maiores prêmios nas ligas e com patrocinadores, um clube não pode sobreviver apenas com treino...

2 - 18,18% deseja experimentar ou voltar a ser Sócio-Ht, e o preço atual não é realista com a atual economia do Brasil...

3 - 9,09% pensa que deveriam ter mais campeonatos, Estaduais e Internacionais foram lembrados. A justificativa é o fato de com exceção de quarta e domingo o usuário não dispor de jogos.

4 - 6,81% entende que são necessárias mais táticas e ordens de jogo...



GERÊNCIA DO CLUBE: 94,42% dos que responderam a pesquisa afirmaram não ter problemas em escalar seu time.

36,98% entretanto, alegou ter algum tipo de dificuldade, os motivos mais lembrados estão relacionados com o sistema financeiro, dentre os quais, o alto valor dos salários.

Analisar os adversários e escolher a melhor tática esteve entre as dificuldades mais evidentes. A queda repentina de forma, que é aplicada por meio de uma curva invisível, e a falta de lucro nos treinos também são problemas lembrados.





ANÁLISE DO PESQUISADOR:


POSITIVO: Algumas sugestões recebidas não foram incluídas nas estatísticas, o que não significa que eu as esqueci.



Temperamento: A questão foi muito bem lembrada por um dos entrevistados que mencionou que desejaria ver mais interação com palestras do técnico, envolvimento nos treinos e coisas do tipo, tudo isso utilizando algo que já existe mas que infelizmente não foi muito explorado até o momento.



Copas: Falta liberdade de escolha, quando um clube é eliminado da copa principal, talvez o usuário queira marcar amistosos, participar de campeonatos regionais ou caçar bandeiras. O Atual sistema não agradou a todos.



Patrocinador: Alguns reivindicaram uma opção em que o usuário possa negociar um patrocínio e também um reajuste nos valores recebidos.



Limite de Estrangeiros: Apenas um entrevistado mencionou este ponto. O tema é controverso, contudo creio que elevaria ainda mais o nível de dificuldade do HT, vejo isso como benéfico e algo que modificaria completamente o mercado financeiro.



Visualizador de partidas: Realmente os Hts estão nos devendo essa grande melhoria. Um gráfico em 2D elevaria o jogo para outro patamar, esse tema foi lembrado por muitos e é defendido por mim.



Participação: Quero agradecer a todos que participaram dessa pesquisa. O retorno foi muito interessante e me habilitou a escrever novos artigos com um foco em ajudar a comunidade, obrigado a todos os 73 participantes!


2015-09-09 13:54:04, 2506 views

Link directly to this article (HT-ML, for the forum): [ArticleID=19150]

 
Server 070