We use cookies - they help us provide you with a better online experience.
By using our website you accept that we may store and access cookies on your device.

Como ter um bom começo no Hattrick?

Saiba dicas sobre como montar um treino eficiente, quantos especialistas de cada tipo deve possuir e como escalar o time corretamente. Aprenda os principais passos para ter uma equipe campeã no Hattrick!



MONTANDO UM TREINO

Para construir um time competitivo, o primeiro passo é montar um treino de maneira correta. Com o treinamento, você melhora seus jogadores e ainda obtém mais dinheiro.

Primeiramente, você deve saber o que consta sobre treino no Manual do próprio Hattrick: (/Help/Rules/Training.aspx)

Então, para escolher o tipo de treino que vai seguir, sugiro que veja esta tabela: (http://wiki.hattrick.org/Pt-br/Treinamento#Tipos_de_Treinamento)

Basicamente, os treinos mais rápidos treinam menos jogadores, enquanto que treinos mais demorados treinam um número maior de jogadores. Cabe a você decidir qual treinamento prefere adotar, de acordo com a formação que utilizará para o seu time.

Por exemplo, o treino de Goleiros é o mais simples, já que treina apenas os 2 goleiros (1 no jogo de domingo e outro no jogo do meio da semana) e você ainda pode escolher qualquer formação para as partidas. Já o treino de Armação necessita de 10 jogadores treináveis (3 meias e 2 alas, nos 2 jogos da semana) e te "obriga" a jogar no 3-5-2, no 4-5-1 ou no 2-5-3. Você ainda pode ter mais 1 treinável de reserva, para o caso de ter alguém machucado.

Para tirar o máximo de proveito do treino, você deve saber os fatores principais que o tornam mais rápido:

1. Idade do jogador;
2. Qualidade do auxiliar técnico;
3. Quantidade de assistentes;
4. Intensidade do treino.

(1) É recomendado que se treine jogadores jovens de no máximo 19 anos, mas é preferível que tenham 17 ou 18 anos. Provavelmente você terá de comprar todos. Para um primeiro treino, sugiro jogadores com a habilidade principal em razoável. Caso tenha mais dinheiro em caixa, então pode comprar melhores.

(2) O auxiliar técnico deve ser de qualidade boa. Recrute um externamente, com liderança ruim, para sair mais barato. A liderança não interfere no treino, apenas no Espírito de Equipe. Ele custará 537.400 reais, o que pode parecer caro, mas que é barato perto da valorização que seus jogadores terão. Se você já tiver gastado demais e não tiver dinheiro suficiente para isso, então recrute um de qualidade razoável.

(3) Quanto mais assistentes do técnico possuir, mais rápido será o treino. Se estiver com boas condições financeiras, o recomendado é ter 10. Mas há também usuários que preferem não passar de 4 assistentes, por questão de custo-benefício, apesar disso tornar o treino mais lento. Tome a decisão que você achar melhor de acordo com sua economia.

(4) É altamente recomendado deixar 100% na intensidade do treino. Quanto à partilha de resistência, coloque um número entre 5% e 15%. Veja como seus jogadores reagem aos treinos e aumente ou diminua esta porcentagem de resistência, até se adequar.

Assim, com um treino montado corretamente, seus jogadores irão evoluir e as notas do seu time irão melhorar. Quando os jogadores treináveis chegarem à idade e ao nível desejados, você tem 2 opções: ou vender todos, ou ficar com os titulares e vender os reservas. Aí pode escolher outro tipo de treinamento ou permanecer com o mesmo, comprando novos jovens para serem treinados. Com o lucro que obtiver, pode reforçar os outros setores do time ou investir em algo diferente, como o estádio.



ECONOMIZANDO COM OS ESPECIALISTAS

Vale também evitar o desperdício de dinheiro com os outros especialistas, além dos assistentes do técnico. Segue uma análise (lembrando que você não pode ter mais do que 30 especialistas no total):

Psicólogos - Interferem principalmente na Auto-confiança. Para divisões baixas, sugiro ter 0 ou no máximo 1. Se não há chance de subir de divisão e nem risco de cair, não é preciso ter nenhum.

Porta-vozes - Melhoram o humor dos patrocinadores e trazem mais torcedores ao clube. O número mínimo que se deve ter é o indicado por este site: (http://www.databased.at/hattrick/x-ray/?starter=spokes) (repare que os valores não estão em Reais, por isso são a metade). Mas há pessoas que defendem que, a longo prazo, compensa ter sempre 10. Você escolhe conforme suas finanças.

Fisioterapeutas - Evitam lesões. Quanto mais, menor a probabilidade de um jogador se machucar. Depende do quanto você está disposto a gastar. Para divisões baixas, não recomendo possuir muitos. Se não tiver possibilidade de subir de divisão ou de ser rebaixado, tenha bem poucos.

Médicos - Curam lesões mais rapidamente. Novamente, depende do quanto você está disposto a gastar. E do quanto que o jogador machucado faz falta para o seu time. Caso não tenha nenhum jogador lesionado, fique com 0 médicos.



ESCALANDO O TIME

Vamos agora falar da parte do futebol em si, a escalação dos jogadores. O que realmente importa são as notas dos setores, que aparecem no final do relatório do jogo. Deve-se prestar mais atenção a elas do que às estrelas dos jogadores.

Para saber quais habilidades são mais importantes para cada setor do campo, recomendo ver a seguinte tabela: (http://wiki.hattrick.org/Pt-br/Habilidades#Contribui.C3.A7.C3.A3o)

Para aumentar notas de determinados setores, você pode dar ordens (ofensivo, defensivo, para a lateral, para o meio) para cada jogador. Veja se vale a pena dar uma ordem dessas e se o jogador tem habilidades necessárias aqui: (/Help/Rules/IndividualOrders.aspx)

Você deve sempre analisar as notas do time adversário antes de escalar a sua equipe. Explore os pontos fracos dele. Coloque o seu ataque mais forte do lado da defesa mais fraca do seu oponente. E sua defesa mais forte do lado do ataque mais forte dele (lembrando que direita X esquerda). Escolha uma tática que te favoreça (leia sobre as táticas no Manual).



MAIS AJUDAS

Qualquer dúvida que surgir, procure no Manual do Jogo. Se não encontrar a resposta, pergunte no fórum de Dúvidas, onde usuários mais experientes te ajudarão. Você pode, inclusive, pedir lá o acompanhamento de um tutor para te auxiliar, no tópico Tutoria (13686509.1). Para terminar, deixo aqui outros links de sites interessantes sobre o Hattrick:

(http://www.ht-arena.com/taioba/?page=PraComecar) - Site do time Taioba que contém boas dicas principalmente para quem está começando no jogo (é preciso tomar cuidado com informações que podem estar desatualizadas).

(http://www.ht-box.ru/) - Mostra quanto tempo demorará para um jogador evoluir de habilidade com o treino. Também estima quanto tempo um jogador lesionado levará para se curar, de acordo com a quantidade de médicos. (disponível no idioma Português (Brasil))

(http://mundoht.wordpress.com/) - Blog com posts muito úteis sobre o Hattrick em geral, incluindo boas dicas para a Escolinha de Juniores.

(http://www.hattrickinfo.com/) - Site que reúne todo o conhecimento dos usuários sobre o Hattrick. Destaque para a ferramenta para calcular a quantidade ideal de lugares na ampliação do seu estádio. (em Inglês)

(http://alltid.org/) - Estatísticas e notas dos times e jogadores de todo o Hattrick. Muito útil para comparar a força do seu time com a força dos outros do seu grupo ou da sua divisão. (em Inglês)

(http://www.simontxodice.info/) - Site do usuário venezuelano simontxo, dono do time beltxis, único bicampeão do Hattrick Masters. Contém uma análise completa sobre o Hattrick. (em Espanhol)

2010-08-26 15:47:18, 10389 views

Link directly to this article (HT-ML, for the forum): [ArticleID=8414]

 
Server 071