We use cookies - they help us provide you with a better online experience.
By using our website you accept that we may store and access cookies on your device.

Um homem chamado Nadav conhece o Hattrick.

Nadav registou-se no Hattrick em Setembro de 2009. Nove meses antes, o Hapoel Nahariya tinha feito história ao ganhar o Masters com uma estratégia não suicida. Esse troféu trouxe muita visibilidade nos media em Israel – que por sua vez levou a um aumento substancial de treinadores activos no país.

Nadav descobriu o Hattrick não muito depois disto. Era um contabilista com 25 anos que se inscreveu depois dum amigo lhe ter falado do Hattrick, persuadindo-o a dar uma oportunidade ao jogo. Enquanto esperava pela equipa, leu diversos sites de apoio e decidiu que queria treinar defesa, apesar de todos os guias da altura aconselharem o treino de guarda-redes como o mais adequado aos novos treinadores. Nadav percebeu que o treino de defesa seria mais rentável. Ao longo de 4 anos a treinar defesa subiu da VI à IV. Aí, como que numa inevitabilidade inexplicável, no fim da época 28 em Israel (44ª Global), decidiu mudar para treino de assistências. O resto, como se costuma dizer, é história…

Tradução do artigo lançado na Global: (18426)

Um homem chamado Nadav na sua primeira época na Ligat Há’al
Nadav subiu ininterruptamente da V até à Ligat Há’al (Div I). Todas as épocas apontava ao primeiro lugar, ambição que sempre manteve, mesmo quando a comunidade não tinha a mesma certeza. No tópico local de previsões, a maioria dos utilizadores dizia que iria longe na Taça, mas não seria um dos favoritos ao campeonato.

A época começa com uma vitória caseira por 3-0, seguida de uma derrota fora de portas por 3-2. 2 dias antes do 3º jogo foi para o hospital. Explicou que tinha uma Pneumonia. Mesmo hospitalizado conseguiu uma vitória por 2-0 nessa semana. Depois dum empate a 2, o 5º jogo seria com o campeão (Migdal HaMain). Nadav opta por um 442 CA e empata 2-2. Não voltariam a defrontar-se antes da 10ª jornada. Nadav era então 3º e Yishai (treinador do Migdal HaMain) 2º. Nadav opta por carregar no meio campo e arrasa com um hattrick antes da meia hora. Yishai apenas consegue responder com dois golos. Com esta vitória, Nadav sobe ao 2º lugar.

Um homem chamado Nadav ganha a sua primeira Taça
Nadav construiu a sua equipa com um plano a longo prazo. Não pode perder e na 8ª ronda enfrenta Netania da Div I. Decide comprar um jogador para reforçar a equipa. Ganha 3-1 e decide continuar com este hábito de comprar jogadores antes dos jogos. Ganha a outra equipa da Div I e a 3 outra das Div II antes de defrontar o autor do artigo nos quartos-de-final. A comunidade gosta desta nova equipa duma divisão inferior a lutar pela Taça. Antes do jogo, numa entrevista na IHT local (13219), diz que tem uma equipa a longo prazo e que não ultrapassará o seu limite orçamental de 600k para salários. Também diz que é uma pessoa calma, e que não o verão a comportar-se como um louco depois duma vitória. Derrota o autor por 8-0 e avança para as meias-finais contra outra equipa da Div V. Começa a perder por 2 e pensa que perdeu o jogo, mas acaba por ganhar 6-2. Nadav vê este jogo com 39º C no fim de Junho. Também consegue a promoção à Div IV.


Um homem chamado Nadav faz história
Depois de ganhar a Yishai, ganha ao primeiro classificado e sobe ao 1º lugar. Yishai também ganha e sobe ao 2º posto. Entretanto, na Taça chega às finais contra Yishai. Está numa boa posição para uma dobradinha, mas terá que agir sabiamente para ganhar alguma coisa. Depois de não conseguir tomar uma decisão decide atirar moeda ao ar: cara Taça, coroa Campeonato. A moeda rola para debaixo do armário e fica lá. Nadav é o favorito. Um dos seus apoiantes oferece-lhe 3 meses de sócio Platina caso ganhe a Taça.

No jogo seguinte para o campeonato Nadav tem 2 objectivos: 1) PICar e 2) minimizar os efeitos negativos na confiança. Muda para treinador defensivo para reforçar a defesa. Nadav quer a dobradinha, mas espera que possa dividir os troféus “Seria justo” diz. Perde 4-2 e Yishai ganha 1-0 subindo ao 1º lugar por troca com Nadav.

Depois da derrota Nadav decide voltar a trocar para treinador equilibrado para ser mais versátil contra alguma mudança de Yishai. Durante o dia da final Nadav vomita duas vezes, algo recorrente durante as últimas semanas. As pessoas incitam-no a ir ao hospital, mas ele recusa. “Não é uma questão de vida ou de morte”.

Nadav decide que vai dar tudo na Taça. Vai em MotS (498136334). O jogo é renhido, com ligeira vantagem para Yishai. Depois de muitas reviravoltas aos 71 minutos o jogo está empatado a 3. A pressão sobe de nível:

(16682011.213)Onde está a VMER? Quero uma estacionada à porta de casa.



Mas aí as ordens de jogo entram em acção e Nadav marca 2 golos e ganha a Taça pela terceira vez. Histórico. É a primeira equipa israelita a consegui-lo.

Um homem chamado Nadav e o lado negro do MJ
Nadav começa bem a sua 1ª época na IV, e no seu 1º jogo no Masters defronta o vencedor da Taça Venezuelana. Perde 6-2. Acaba-se o HM. Perde também o 1º jogo na liga após 19 vitórias, mas ainda se mantém na Taça. Na 10ª ronda joga contra o maccabi maimon da II. Perde de forma injusta por 5-2 (347506096). Após o jogo Nadav decide reconstruir a equipa.


Um homem chamado Nadav sonha com a dobradinha
A vitória na final da Taça sobe as expectativas de Nadav. “Posso fazer a dobradinha”, pensa. No jogo seguinte do campeonato, e para esconder o MotS do final da Taça volta a ir em MotS. Funciona, embora seja um desperdício contra um PiC+CA do adversário. Nadav ganha e Yishai perde. Antes do último jogo da época Nadav lidera por 1 ponto, tem também vantagem de 4 golos sobre Yishai. Nadav recusa a oferta de sócio Platina e doa-a a um dos apoiantes.

Um homem chamado Nadav repete o feito
Nadav reconstrói a equipa à base de treino de passe. Nadav sobe à div V na época 35 e consegue a promoção para a Div IV logo nessa época, com uma série de jogos sem perder (tem um empate pelo meio) desde a época 35 à 37. Nadav é o favorito para nova vitória na Taça, mas desta vez a sua caminhada é controversa e a comunidade não torce por ele.
Mesmo assim, e após uma meia-final atribulada, ele ganha a Taça e sobe à Div IV, iniciando a sua senda de promoções que só pára na Div I.
No HM tem mais sorte e consegue chegar à terceira ronda, onde acaba com a sua série de 43 jogos sem perder, batendo o record anterior de 39 do Hapoel Nahariya.


Um homem chamado Nadav e a Comunidade
Nadav é um membro activo da comunidade. Com o tempo fez alguns amigos no site, a maioria virtuais.

A 15/09/2014, Nadav abre um tópico com o título “Uma confissão sobre a minha vida”. Nadav tem Fibrose Quística (FQ) (http://en.wikipedia.org/wiki/Cystic_fibrosis), uma doença cuja esperança média de vida são 35 anos. Nadav tem 32 anos. Para conseguir comer tem de tomar 10 comprimidos por refeição. Faz 3 horas de inalações diárias, contendo 4 drogas. Revela a causa real da sua visita antiga ao hospital (http://en.wikipedia.org/wiki/Pneumothorax). Nadav tem 1,92m de altura. Poderia ser basquetebolista. Hoje pesa 60Kg e tem este aspecto:
(http://sizmedia.com/my.php?i=znznngg5yynl.jpg).

O HT ajudou a passar o tempo no hospital, sempre me liguei através do IPad. Não sei o que teria feito sem o HT. Foi como o ar que tanto precisava na altura.



Nadav mal consegue caminhar 500m.
A comunidade israelita fez-lhe uma Rodinha de Abraços. Alguns utilizadores até o visitaram em casa.

O HT é como a minha segunda casa, então estava confiante para vos contar isto.



Um homem chamado Nadav não consegue acreditar
Joga-se a última jornada na Ligat Ha’al. Depois de 2 MotS seguidos, NAdav não tem EE suficiente para lutar pelo meio campo. Opta por 442 CA e reza. O seu adversário vai em 442 pressing. No outro jogo importante, Yishai e o adversário disputam avassaladoramente o meio campo.

Nadav perde de forma ridícula e Yishai acaba por ganhar o jogo que teve muitas reviravoltas. A meio do jogo Yishai perdia e Nadav ainda acreditava:

É inacreditável, posso ganhar o Campeonato sem ganhar nenhum jogo fora. Acho que isto nunca aconteceu. Mas ainda não acabou. De qualquer forma na próxima época a minha equipa será muito mais forte e não estarei dependente destes CA estúpidos para ganhar jogos

.
A segunda parte foi tão intensa que Nadav não conseguia aguentar a pressão:

Quero vomitar por causa de todo este stress. Alguém chame uma ambulância!


Migdal HaMaim foi o campeão.

Um homem chamado Nadav e as ondas de choque
Nadav está em choque. O seu mundo desabou. Embora tivesse dito que era justo cada um ganhar um troféu ele desejava ardentemente a dobradinha. Isso seria o grande final da sua caminhada incólume. Poucos minutos depois do jogo terminar anuncia a sua retirada:

Foi bom enquanto durou. Estou a levar este jogo muito a sério e isso está a arruinar a minha saúde, que já não está em boa condição. Não posso jogar mais este jogo. Sou um perfeccionista e não consigo relativizar estas situações…


A Comunidade tentou impedi-lo de decidir por impulso, mas não o conseguiu. Tinha a equipa à venda. Só aí a Comunidade se apercebeu das skills dos seus jogadores. Apenas Soberbo a criatividade! E era a equipa com mais hatstats (551) em Israel na época finda!

A Comunidade lá o conseguiu demover, parcialmente, da sua ideia e ele decide tentar novamente no HM. Ele tenta também ser seleccionador U20, mas a Comunidade decide que será melhor para ele concentrar-se nas outras coisas.

Um homem chamado Nadav – queima uma terceira vida?
A época começou. Nadav está bem colocado na Liga e na Taça. Está hospitalizado há uma semana. Espera ficar mais duas. Irá repetir o feito do Hapoel Nahariya’s e levar o HM de volta a Israel? Como acabará o próximo capitulo desta história?

FIM
Nota: Este artigo foi inspirado em "A man called Ove" de Fredrik Bakman. Um livro imperdível.

2015-03-13 18:10:49, 1966 views

Link directly to this article (HT-ML, for the forum): [ArticleID=18486]

 
Server 071