We use cookies - they help us provide you with a better online experience.
By using our website you accept that we may store and access cookies on your device.

Entrevista ao Seleccionador Nacional Sub-20 - hugoribeirot

Na entrevista de hoje temos connosco o utilizador hugoribeirot (10435904), eleito recentemente Seleccionador Nacional Sub-20 de Portugal.

Boas leituras!


1. - 1. - Olá hugoribeirot! Antes de avançarmos pedia que te apresentasses e falasses um pouco sobre ti e sobre o teu percurso no Hattrick.

Já são 9 anos disto (é engraçado que comecei a responder no dia de aniversario, entrou 25-03-2010), tens a certeza que queres ouvir a historia toda?

Depois de 4/5 anos em que fui resistindo aos desafios para jogar isto (2006-2010), tempo de universidade em que o tempo não era muito e a vida era outra (if you know what i mean), lá fiz o meu registo em 2010, muito tempo livre no trabalho e um colega que na altura também jogava fizeram-me criar equipa.

Durante 4 anos reais, andei em modo bot, sem ligar sequer muito ao jogo, lá ia treinando com algum critério e fiz um pé de meia engraçado. No final da época 42 (aqui foi por pouco que não deixei o jogo) gastei parte do dinheiro em putos cheios de potencial, foi uma questão de dias aqui, tive de ir confirmar em que época foi, mas lembro-me das alterações que chegaram no inicio da época 43. Apareceram as reservas da direcção e os Directores Financeiros. Vá lá que já tinha gasto parte do dinheiro na compra de 14/15 jogadores aos quais treinei assistências, uns para depois vender e outros para atacar as divisões cimeiras.

Infelizmente ainda pouco sabia do jogo, só após 2014 comecei a dar real atenção ao HT, mas o mal já estava feito, os jogadores que comprei estavam cheios de falhas, quer a nível de especialidades quer de secundarias, mas prontos já não havia nada a fazer. Fui à luta com esses, ainda deu para corrigir algumas coisas no caminho mas o mal já estava feito…

O resto é historia, deu para passar umas épocas na Super Liga e chegar a duas finais da taça, e principalmente, aprender muito no caminho.

Agora é o “descer da colina” juntar novamente uns trocos, e depois novamente de traz para a frente ver se consigo fazer melhor.

O ciclo desta vez deverá ser mais pequeno, não devo precisar de 4 anos reais para voltar a jogar a sério. Podia ter-me arrastado mais 2/3 épocas na Super Liga, mas preferi vender mais cedo. Assim não tenho de começar do ZERO, a almofada com que fiquei com a venda da equipa já é engraçada…


2.- Em primeiro lugar parabéns pela vitória nas eleições. Espero, tal como toda a comunidade do HT-Portugal, que consigas ser bem-sucedido na tua missão. Gostaria de começar esta entrevista por um assunto que de vez em quando é mencionado nos fóruns em época de eleições: as federações. O papel positivo que estas desempenham no seio da comunidade é inquestionável, no entanto vêem-se por vezes envolvidas de forma polémica nas eleições, nomeadamente através do apoio que dão, directa ou indirectamente, a candidatos que são ao mesmo tempos seus membros. Qual a tua opinião sobre o assunto e no que te diz respeito…achas que a tua vitória teria sido possível sem o apoio da FFCP (Federação Futebol Clube do Porto) (2081) ?

As ultimas eleições foram decididas por uma diferença de 9 votos, parece-me evidente que qualquer pequena alteração poderia mudar o vencedor, sem o apoio da FFCP provavelmente tinha perdido. E assim termina a parte “fácil” da pergunta.

Qual é a minha opinião sobre o assunto será a parte difícil e polémica, certo?
IMO [nota do editor: IMO = in my opinion] é algo que acontece para eleições bem mais importantes que as eleições no HT. A influência de grupos/associações/federações acontece em todas as eleições que existem na sociedade. Causa-me por isso mais confusão que o apoio de federações seja usado como arma de arremesso que o apoio em si.

Para terminar, apesar do apoio, tenho a certeza que vários membros da federação não votaram em mim, e membros de uma qualquer federação que não estejam satisfeitos com as orientações eleitorais têm a saída da federação à distância de um click, era o que eu faria.


3. – Avançando para o que realmente interessa daqui em diante e visto que nem todos os nossos leitores acompanharam de perto as eleições, podes-nos dizer quais são os teus objectivos para este teu 1.º mandato?

Esta é fácil (é só copiar os objetivos da campanha): a medalha, nem podia ser de outra forma… A probabilidade de não passarmos da fase de grupos é grande, mas a ambição é maior.

Como segundo objetivo (tal e qual foi dito em período eleitoral), tornar a DT independente. Felizmente a transição está a ser pacifica e o Noris (9084974) está a ser impecável, mas nada impede que noutra qualquer eleição as coisas aconteçam de forma diferente. Uma DT independente é a rede de segurança que assegura o futuro. O novo selecionador toma posse em período de colocações de uma fornada M, se eu (o staff U20) tivéssemos de fazer a colocação dessa fornada a mesma ficaria provavelmente cheia de buracos.


4. – Como avalias o trabalho do Noris, o anterior seleccionador dos Sub-20? Quais foram, na tua opinião, os pontos fracos e fortes do seu mandato?

Não vou responder a esta, ou melhor respondo completando o final da resposta anterior.

O “mandato” do Noris ainda não terminou, pode já não ter os botões, mas continua com uma grande responsabilidade. As colocações continuam e quando vejo jogadores de 17 anos a serem colocados por 10M acho que continua com mais responsabilidade do que eu.


5. - No teu tópico de candidatura assumiste o compromisso de transformar a DT (Detecção de Talentos) numa estrutura independente. No entanto o ambiente de crispação entre os teus apoiantes e opositores é intenso. Achas que ainda assim será possível angariar utilizadores para a DT que não sejam conotados com a tua candidatura? Como pensas ultrapassar essas divergências?

Não sei quando é que a entrevista sai para as “bancas” mas no momento que estou a responder a esta questão [nota do editor: as respostas do entrevistado foram enviadas a 27 de Março], o grupo de 5 detectores está fechado. Ainda não foi apresentado porque ficou combinado com o Noris que a “nova” DT apenas seria apresentada no final das colocações.

(Já depois desta entrevista foi lançada a nova DT. O tópico de apresentação/discussão pode ser encontrado aqui: (17251873.1))

Respondendo a primeira parte da questão (Achas que ainda assim será possível angariar utilizadores para a DT que não sejam conotados com a tua candidatura?) Não foi fácil, nada fácil, mas tentei chamar para a DT elementos das 3 fações, as duas que identificas “apoiantes” e “opositores” e a que não identificas, mas que quero acreditar que é significativo, os “neutros”.

Como disse não foi fácil, tive 14 respostas negativas ao desafio “queres ser detector”, e eram apenas 3 vagas, 2 das 5 vagas foram ocupadas pelos dois utilizadores que responderam ao desafio e se “candidataram” ao lugar. Não vou colocar cá nomes, mas a quase totalidade das 14 “negas” vieram de utilizadores que não se enquadram na categoria “apoiantes”, não refiro isto para criticar o que quer que seja, mas para mostrar que houve um esforço por ter na DT não “apoiantes” da candidatura.

E essa foi a parte fácil do processo de tornar a DT independente do staff U20. Vem agora a parte difícil, encontrar um coordenador, mas isso já são contas de outro rosário. Espero que aconteça durante os próximos 4 a 6 meses e que os novos 5 detetores tenham papel ativo nessa fase final do processo de independência. Que sejam eles a convidar/desafiar outros utilizadores para a DT (talvez 2 detetores por posição) e que parta deles a escolha do coordenador/responsável, quem sabe até venha a ser um deles.


6. – Portugal foi colocado no Grupo 11 de Qualificação para o XIX Mundial Sub-20 em conjunto com a Bélgica, Bolívia, Áustria, Ilhas Faroé, Hungria, Senegal e Omã. Que análise fazes dos nossos adversários, quais são os jogos críticos e que selecções se assumem na tua opinião como fortes candidatas a passar à 2.ª fase?

O jogo critico é o “próximo”, “as candidatas a passar à segunda fase” é a pergunta do 3.º passatempo do mandato, para mais é melhor seguirem aqui! (17249153.1)

Se gostaste da entrevista fica à vontade para colocar gosto e/ou deixar um comentário. Podes discuti-la no Fórum Portugal, em (17252424.1).

2019-04-06 21:54:40, 423 views

Link directly to this article (HT-ML, for the forum): [ArticleID=21034]

 
Server 070