We use cookies - they help us provide you with a better online experience.
By using our website you accept that we may store and access cookies on your device.

Dicas úteis para iniciados.

O artigo seguinte foi escrito para a comunidade brasileira e publicado no Brasil (8414). Foi publicado novamente em Angola por sugestão do utilizador diegomin (11548303) após revisão do utilizador Sousa (4412855) e melga (9724196). Apresentamo-lo agora em Cabo Verde com a esperança que o considerem interessante.

Dicas sobre como planear um treino eficiente, quantos funcionários deves ter e como deves estudar o teu adversário. Aprende os passos básicos para teres uma equipa campeã no Hattrick.

PLANEAR O TREINO

Para construir uma equipa competitiva, o primeiro passo é planear o treino correctamente. Com o treino melhoramos os nossos jogadores e obtemos mais dinheiro.

Primeiro devemos saber o que consta no manual (/Help/Rules/).

Para escolher o tipo de treino a seguir, sugiro que primeiro testem a velocidade a que evoluem os jogadores nos diferentes treinos em (http://trainingspeed.freehostia.com).

Basicamente, os treinos mais rápidos treinam menos jogadores enquanto os mais demorados treinam um número maior de jogadores. Cabe-nos decidir qual o nosso treino preferido de acordo com a formação usada na nossa equipa.

Por exemplo o treino de guarda-redes é o mais simples, já que se treinam apenas os dois guarda-redes (um no jogo de Domingo, outro no jogo do meio da semana) e ainda se pode escolher qualquer formação para os jogos. Já o treino de criatividade necessita de dez jogadores treináveis (três médios e dois alas para os dois jogos da semana) e “obriga” a jogar em 3-5-2, 4-5-1 ou 2-5-3. Ainda podemos ter mais um jogador treinável de prevenção, para o caso de algum jogador se lesionar.

Para tirar o máximo proveito do treino, devemos saber os factores principais que o tornam mais rápido:
1 – Idade do jogador;
2 – Qualidade do treinador;
3 – Qualidade dos adjuntos;
4 – Intensidade do treino.

(1) – É recomendável treinar jogadores jovens de, no máximo, 19 anos, mas é preferível que tenham 17 ou 18. Para um primeiro treino sugiro jogadores com a habilidade principal em razoável, mas se o dinheiro não for problema, podemos comprar melhores.
(2) – O treinador deve ser de qualidade boa. Recrutando externamente com a liderança em mau fica mais barato. A liderança não interfere no treino, apenas no espirito de equipa. Ele custará 26 870 000 Esc, o que pode parecer caro, mas é barato se compararmos com a valorização que trará aos jogadores. Se já tivermos gasto demais e não houver dinheiro suficiente para isso, então teremos de contratar um treinador de qualidade razoável.
(3) – Quantos mais adjuntos possuirmos, mais rápido será o treino. Se estivermos com as finanças controladas o recomendado é ter dez, mas também há utilizadores que preferem não passar de quatro olhando à relação custo-benefício, apesar disso tornar o treino mais lento. A decisão deve ser tomada de acordo com a nossa economia.
(4) – É altamente recomendado colocar a intensidade do treino a 100%. A partilha de resistência deve ser colocada entre 5 e 15%. Temos de ver como evoluía a resistência dos jogadores com o treino, e adequar esta percentagem até que os jogadores tenham o valor de resistência que pretendemos.

Assim, com um treino correctamente planeado e organizado, os jogadores irão evoluir e os ratings da equipa melhorar. Quando os jogadores treináveis chegarem à idade e ao nível desejado temos duas opções:
- ou vendemos todos, mantemos o treino e compramos novos jovens para serem treinados;
- ou ficamos com os titulares, vendemos os suplentes e mudamos o tipo de treino.
Em ambos os casos podemos utilizar o lucro obtido para reforçar outros sectores da equipa ou investir em algo diferente, como o estádio.

POUPAR COM OS FUNCIONÁRIOS

Tendo em conta que não podemos ter mais do que trinta funcionários no total, também devemos evitar o desperdício de dinheiro com outros funcionários para além do treinador adjunto. Segue uma análise:

- Psicólogos – Interferem na confiança. Para divisões baixas sugiro não ter nenhum ou apenas um. Se não temos hipótese de subir ou descer de divisão, não é preciso ter nenhum.
- Relações Públicas – Melhoram o humor dos patrocinadores e trazem mais adeptos para o clube. O número mínimo que o indicado é o indicado neste site (http://www.databased.at/hattrick/x-ray/?starter=spokes), mas há pessoas a defender que, a longo prazo, compensa ter sempre dez. Escolhemos consoante as nossas finanças.
- Fisioterapeutas – Evitam lesões. Quantos mais, menor a probabilidade de haver lesões. Para divisões baixas não recomendo ter muitos. Se não houver possibilidade de subir ou descer de divisão também devemos ter poucos. A quantidade também depende de quanto estivermos dispostos a gastar.
- Médicos – Curam lesões mais rapidamente. Também dependem de quanto estivermos dispostos a gastar, e de quão importante é o jogador lesionado. Caso não haja nenhum jogador lesionado, não devemos ter médicos.

MONTAR A FORMAÇÃO E A TÁCTICA

Vamos agora falar da parte do futebol em si, a formação e a táctica.

O que realmente importa são os ratings dos sectores que aparecem no final do jogo. Deve-se prestar mais atenção a esses ratings que às estrelas dos jogadores.

Para saber quais as habilidades mais importantes para cada sector do campo recomendo ver a seguinte tabela: (http://wiki.hattrick.org/wiki/Pt-br/Habilidades#Contribui.C3.A7.C3.A3o).

Para aumentar os ratings de determinado sector podemos dar ordens individuais aos jogadores (ofensivo, defensivo, a descair para a ala e a descair para o meio). Cada uma delas tem vantagens e desvantagens, podemos confirmar se cada jogador tem as habilidades necessárias a determinada ordem individual aqui: (/Help/Rules/IndividualOrders.aspx).

Devemos sempre analisar as notas da equipa adversária antes de montar a nossa formação e táctica. Explora os seus pontos fracos. Coloca o teu ataque mais forte do lado da sua defesa mais fraca, e a tua defesa mais forte do lado mais forte do seu ataque. Lembra-te que os confrontos são do lado direito contra o lado esquerdo. Escolhe uma táctica que te favoreça. Podes saber mais sobre elas aqui: (/Help/Rules/Tactics.aspx).


MAIS AJUDAS

Qualquer dúvida que possa surgir começa por tentar esclarecê-la no Manual de Jogo. Se não encontrares a resposta à tua pergunta por lá, podes sempre perguntar no fórum de dúvidas, onde há sempre utilizadores mais experientes prontos a ajudar. Podes inclusive pedir o acompanhamento dum tutor no tópico dos Mentores (15628082.1). Para terminar deixo outros links de sites interessantes sobre o Hattrick:

(http://www.ht-arena.com/taioba/?page=PraComeca) – Site da equipa Taioba que contém boas dicas, principalmente para quem está a começar a jogar. Algumas informações estão desactualizadas, há que ter algum cuidado com esse facto.

(http://mundoht.wordpress.com/) – Blog com posts muito úteis sobre o Hattrick em geral, incluindo boas dicas para a Academia de Juniores.

(http://www.hattrickinfo.com/) – Site que algum do conhecimento dos utilizadores sobre o Hattrick. Destaco para a ferramenta para calcular a quantidade ideal de lugares para o estádio. Tem a desvantagem de estar escrito em Inglês.

2014-02-05 00:59:18, 3555 views

Link directly to this article (HT-ML, for the forum): [ArticleID=17762]

 
Server 071